Connections....to the toxicology world
​
On this page it is presented a set of internet links to the main sources to who intends to learn more about toxicology.
Toxicology on the internet
O TOX-OER é um projeto Erasmus+ na área da Toxicologia, sendo de destacar o seu MOOC (em vários idiomas) para ensino livre e grátis de Toxicologia. O CIAV - Centro de Informação Antivenenos é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia. Algumas das sociedades mais importantes de toxicologia são a EUROTOX (congrega as sociedades da toxicologia da europa), a SOT (sociedade de toxicologia dos EUA). Ao nível nacional, os toxicologistas são representados pela Sociedade Portuguesa de Farmacologia, na sua secção de Toxicologia, e pela Associação Portuguesa de Toxicologia. A Toxicologia Forense está representada na Associação Portuguesa de Ciências Forenses (APCF).
Toxicology Scientific Journals
A ANNUAL REVIEW OF PHARMACOLOGY AND TOXICOLOGY é a revista com maior índice de impacto na área da toxicologia. Outras revistas importantes nesta área são a CRITICAL REVIEWS IN TOXICOLOGY, a ARCHIVES OF TOXICOLOGY, a TOXICOLOGY, a TOXICOLOGICAL SCIENCES, a TOXICOLOGY LETTERS, a TOXICOLOGY AND APPLIED PHARMACOLOGY, a CHEMICAL RESEARCH IN TOXICOLOGY ou a TOXICOLOGY IN VITRO. O ranking das revistas pode também ser consultado no SCImago Journal & Country Rank, nomeadamente na categoria Toxicology
Other toxicology sources
A TOXNET é uma base de dados da "National Library of Medicine" essencial na área de toxicologia com acesso a monografias e informação toxicológica de várias áreas e dos mais variados compostos. A INCHEM dá informação sobre a segurança dos químicos, a partir de organizações intergovernamentais. American Association of Poison Control Centers e o National Poisons Information Service (NPIS) são os centros equivalentes ao CIAV nos EUA e no Reino Unido, respetivamente. A "Agência Europeia dos Produtos Químicos" (ECHA) é a responsável pelos registos de químicos do programa REACH. A "Agency for Toxic Substances and Disease Registry" (ATSDR) é a agência de saúde pública federal dos EUA com imensa informação, de onde se destacam os documentos "Toxicological Profiles". A "International Chemical Safety Cards" (ICSC) apresenta "posters" informativos sobre os químicos. Outras agências importantes nesta área são a "European Food Safety Authority" (EFSA), a "International Agency for Research on Cancer" (IARC), o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a "Environmental Protection Agency" (EPA), o "National Toxicology Program" (NTP), o "National Institute for Occupational Safety and Health" (NIOSH) e a "Food and Agriculture Organization" (FAO).
Other important databases
A pesquisa de informação pode ainda ocorrer em bases de dados generalistas, tais como a PubMed ou na Farmacopeia Europeia (necessita de conta ativa). A pesquisa de informação científica pode também ser efetuada na Biblioteca b-on, na Biblioteca ICBAS/FFUP, ou no Catálogo de Revistas Eletrónicas Biblioteca Virtual da U.Porto. A pesquisa pode ainda ser efetuada em base de dados de acesso restrito, nomeadamente no Scopus ou no Web of Science. Este último inclui informação sobre citações de artigos e autores, podendo, no entanto, o quartil da revista ser conhecido por acesso à base de dados, de livre acesso, Scimago. Os investigadores têm geralmente o seu CV científico disponível no ORCID.
Ao nível da pesquisa de fármacos, a secção "Human Regulatory" da EMA fornece informação sobre os medicamentos aprovados no espaço europeu. Já a nível nacional o INFARMED disponibiliza bases de dados importantes, tais como o Infomed - Medicamentos de Uso Humano autorizados em Portugal e o Prontuário Terapêutico. Também se pode encontrar informação no Drug Information Portal, o MedlinePlus, ou o Manual Merck.
Destacam-se também as revistas NATURE e SCIENCE.