RESEARCH
Research Unit
UCIBIO-REQUIMTE
O Laboratório de Toxicologia forma o Grupo de Toxicologia do "Research Unit on Applied Molecular Biosciences" (UCIBIO), integrado no Laboratório Associado REQUIMTE. Os interesses e objetivos de estudo, assim como os artigos publicados mais representativos podem ser consultados na página Grupo de Toxicologia do UCIBIO.
Os seus membros são ainda sócios da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, da Secção da Toxicologia, que integra o EUROTOX (Federação Europeia de Toxicologistas e Sociedades Europeias de Toxicologia).
Publications
Papers, books and abstracts
O Laboratório de Toxicologia, através dos seus investigadores, tem publicado centenas de trabalhos nos últimos anos que podem ser consultados em artigos, livros e comunicações, ficheiros atualizados regularmente.
Thesis
PhD and MSc
No âmbito dos cursos de 2º e 3º ciclo, vários estudantes do Laboratório de Toxicologia defenderam a sua dissertação de Mestrado ou de Doutoramento na área da Toxicologia. Apresenta-se a lista atualizada das referidas teses.
Research Projects
Funded
O Laboratório de Toxicologia esteve e está envolvido em diversos projetos científicos financiados ao nível nacional. Enumera-se de seguida os projetos em que o Investigador Principal é elemento do Laboratório de Toxicologia. Dá-se também acesso aos resultados finais do projeto.
"Why is mitoxantrone a poison to the heart? Focus on mitochondria, cytoskeleton, and metabolic bioactivation mechanisms". EXPL/DTP-FTO/0290/2012 - PI: Doutora Vera Maria Costa. Projecto aprovado pela FCT (em curso)
"Carbonyl compounds as markers of beer shelf life". PP-IJUP2011-UNICER-133. PI: Doutora Paula Guedes (2013)
"Analysis, occurrence and potential sensory significance of volatile thiols in Portuguese grapes and wine". PP-IJUP2011-SOGRAPE- 134. PI: Doutora Nathalie Moreira (2013)
"Consequências do consumo recreativo de psicoestimulantes anfetaminicos no envelhecimento cerebral" (PTDC/SAU-FCF/102958/2008) - Investigador Responsável: Prof. Doutor João Paulo Soares Capela. Projecto aprovado pela FCT (01-01-2010 - 31-09-2013)
"Desenvolvimento e aplicação de indutores da glicoproteína-P na profilaxia e terapêutica da toxicidade de xenobióticos" (PTDC/SAU-OSM/101437/2008) - Investigador Responsável: Prof. Doutor Fernando Manuel Gomes Remião. Projecto aprovado pela FCT (01-01-2010 - 31-07-2013)
“Reforço de Dotação instrumental do Laboratório de Análises do Alimento e do Ambiente, numa perspectiva da segurança e qualidade alimentar e ambiental” (REEQ/724/QUI/2006) - Investigador Responsável: Professora Catedrática Maria de Lourdes P. A. S. Bastos. Entidade Gestora e Financiadora do Programa Nacional de Re-equipamento Científico (PNRC): FCT. Programa POCI 2010, comparticipado pelo fundo comunitário FEDER.
“Estudos farmacogenéticos para avaliação da influência do metabolismo na expressão da toxicidade de derivados anfetamínicos usados correntemente como drogas de abuso” (POCI/SAU-FCF/57187/2004) - Investigador Responsável: Professora Catedrática Maria de Lourdes P. A. S. Bastos. Projecto aprovado pela FCT e pelo POCI 2010, comparticipado pelo fundo comunitário FEDER (01-6-2005 - 30-6-2008).
"Stress oxidativo na Doença Cardíaca: acção das catecolaminas" (PPCDT/SAU-OBS/55849/2004) - Investigador Responsável: Prof. Doutor Fernando Manuel Gomes Remião. Projecto aprovado pela FCT, com financiamento exclusivo do orçamento de estado (01-01-2007 - 30-09-2009)
"Stress oxidativo na Doença Cardíaca: acção das catecolaminas" (POCI/SAU-OBS/55849/2004) - Investigador Responsável: Prof. Doutor Fernando Manuel Gomes Remião.Projecto aprovado pela FCT e pelo POCI 2010, comparticipado pelo fundo comunitário FEDER (01-10-2005 - 31-12-2007)
Projetos em Consórcio
PROJECTO CORKPLUS
O Laboratório de Toxicologia está envolvido num projeto em consórcio com a Amorim & Irmãos,S.A e ICETA – Instituto de Ciências, tecnologias Agrárias e Agroambiente da Universidade do Porto (Laboratório de Toxicologia, Departamento de Ciências Biológicas da FFUP e Departamento de Química e Bioquímica da FCUP).
PROJETO NR. 3310
Promotores : Amorim & Irmãos, SA e ICETA – Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto - Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia da UP e Faculdade de Ciências da UP.
Objectivo: Contribuição das rolhas de cortiça para as propriedades químicas e sensoriais do vinho engarrafado
Início: 01 de Janeiro 2016; Fim: 31 de Dezembro 2018
Custo Total Elegível : 1.203.661,95
Apoio Financeiro da EU : 718.871,04
Síntese: O projeto CorkPlus tem por objetivo determinar o impacto dos compostos fenólicos de cortiça nas propriedades químicas, sensoriais e biológicas dos vinhos. Em simultâneo, pretende-se caracterizar a fração volátil e semi-volátil (compostos aromáticos) da cortiça e compreender a seu impacto para a qualidade organolética do vinho engarrafado e, no caso dos compostos semi-voláteis, avaliar também as suas propriedades biológicas. O projeto ambiciona identificar os diferentes parâmetros críticos da cortiça que controlam a contribuição química, volátil e não volátil, da rolha para o vinho e que possam ser utilizados na formação de classes comerciais de “apport” químico uniforme. Assim, a aplicação de técnicas não destrutivas de caracterização química (ex. Infra Vermelho, entre outras) associadas a técnicas de estatística multivariadas poderão ser ferramentas industriais de identificação e caracterização preditiva da contribuição química da cortiça para o vinho.
News
O Laboratório de Toxicologia tem estado envolvido em diferentes projetos com resultados importantes na comunidade científica e com repercussões na sociedade. São aqui referidos alguns exemplos...
Investigadores da FFUP descobrem antídoto para cogumelos venenosos (16 dezembro 2015)
Um estudo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) resultou na descoberta de um antidoto para cogumelos venenosos, responsáveis por 90 a 95% das mortes que resultam da ingestão de cogumelos silvestres.
Mais de 1500 toxicologistas em congresso organizado pela FFUP (12 setembro 2015)
De 13 a 16 de setembro, mais de 1500 toxicologistas de 61 países vão reunir-se na cidade do Porto para participarem no congresso anual da Federação Europeia de Toxicologistas e Associações Europeias de Toxicologia, que este ano é organizado pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).
Lançamento do primeiro livro português de Toxicologia Forense (9 junho de 2015)
Esta obra proporciona conhecimentos diferenciados sobre a atividade pericial em Toxicologia Forense, constituindo-se como suporte pedagógico de cursos superiores de pré e pós-graduação nas áreas forenses, e como ferramenta de trabalho para Peritos Forenses. Aqueles que tenham curiosidade ou desejem aprofundar conhecimentos encontrarão o que de mais útil e atual se pratica na área. Salienta-se o facto de o livro apresentar a visão de renomados Toxicologistas Forenses portugueses e brasileiros, adequando-se, por isso, às realidades dos dois países. Além de compreender a Química Analítica, espera-se do Toxicologista conhecimentos aprofundados de toxicocinética e toxicodinâmica dos xenobióticos, bem como dos fatores que podem influenciá-las. A mais-valia desta obra é, pois, perceber o que deve ser tido em conta na interpretação de um resultado toxicológico.
Este livro aborda ainda conceitos de Toxicologia Geral, assumindo-se, assim, de interesse transversal para estudantes e profissionais das áreas de Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Medicina, Análises Clínicas e Saúde Pública, Bioquímica, Direito e Criminologia.
Sociedade Norte Americana de Toxicologia premeia artigo da FFUP (15 de abril 2015)
Um artigo desenvolvido por investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e centrado nos efeitos do consumo de ecstasy no cérebro, foi distinguido recentemente com uma menção honrosa pela Sociedade Americana de Toxicologia (Society of Toxicology- SOT), destinada aos melhores trabalhos publicados em 2014 na conceituada revista científica Toxicological Sciences.
Observação do fenómeno de hipercontractura dos cardiomiócitos, em resultado da sobrecarga de cálcio citoplasmático.
Popular Reviews
Biological Evidence Management for DNA Analysis in Cases of Sexual Assault.
Magalhães T, Dinis-Oliveira RJ, Silva B, Corte-Real F, Nuno Vieira D.
ScientificWorldJournal. 2015;2015:365674. doi: 10.1155/2015/365674
The harmful chemistry behind krokodil (desomorphine) synthesis and mechanisms of toxicity.
Alves EA, Grund JP, Afonso CM, Netto AD, Carvalho F, Dinis-Oliveira RJ.
Forensic Sci Int. 2015 Apr;249:207-13. doi: 10.1016/j.forsciint.2015.02.001
Amanita phalloides poisoning: Mechanisms of toxicity and treatment.
Garcia J, Costa VM, Carvalho A, Baptista P, de Pinho PG, de Lourdes Bastos M, Carvalho F.
Food Chem Toxicol. 2015 Sep 12;86:41-55. doi: 10.1016/j.fct.2015.09.008.
The hallucinogenic world of tryptamines: an updated review.
Araújo AM, Carvalho F, Bastos ML, Guedes de Pinho P, Carvalho M.
Arch Toxicol. 2015 Apr 16. PMID: 25877327
Mitochondria: key players in the neurotoxic effects of amphetamines.
Barbosa DJ, Capela JP, Feio-Azevedo R, Teixeira-Gomes A, Bastos ML, Carvalho F.
Arch Toxicol. 2015 Mar 6. PMID: 25743372
Modulation of P-glycoprotein efflux pump: induction and activation as a therapeutic strategy.
Silva R, Vilas-Boas V, Carmo H, Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, de Lourdes Bastos M, Remião F.
Pharmacol Ther. 2015 May;149:1-123.
The neurotoxicity of amphetamines during the adolescent period.
Teixeira-Gomes A, Costa VM, Feio-Azevedo R, Bastos Mde L, Carvalho F, Capela JP.
Int J Dev Neurosci. 2015 Apr;41:44-62.
Clinical and forensic signs related to ethanol abuse: a mechanistic approach.
Dinis-Oliveira RJ, Magalhães T, Moreira R, Proença JB, Pontes H, Santos A, Duarte JA, Carvalho F.
Toxicol Mech Methods. 2014 Feb;24(2):81-110.
Heterogeneous and homogeneous immunoassays for drug analysis.
Dinis-Oliveira RJ.
Bioanalysis. 2014;6(21):2877-96. doi: 10.4155/bio.14.208.
Clinical and forensic signs related to chemical burns: A mechanistic approach.
Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Moreira R, Proença JB, Santos A, Duarte JA, Bastos MD, Magalhães T.
Burns. 2014 Oct 1. pii: S0305-4179(14)00289-7.
Baltazar MT, Dinis-Oliveira RJ, de Lourdes Bastos M, Tsatsakis AM, Duarte JA, Carvalho F.
Toxicol Lett. 2014 Oct 15;230(2):85-103.
Khat and synthetic cathinones: a review
Valente MJ, Guedes de Pinho P, de Lourdes Bastos M, Carvalho F, Carvalho M.
Arch Toxicol. 2014 Jan;88(1):15-45.
Carvalho, F, Carmo, H, Guedes de Pinho, P, Remiao, F, Lourdes Bastos, M, Carvalho, M. In: Wexler, P. (Ed.), Encyclopedia of Toxicology, 2014, 3rd edition vol 3. Elsevier Inc., Academic Press, pp. 194–196.
ISBN: 9780123864543
Metabolomics of drugs of abuse: a more realistic view of the toxicological complexity.
Dinis-Oliveira RJ.
Bioanalysis. 2014;6(23):3155-9. doi: 10.4155/bio.14.260.
Metabolomics Analysis for Biomarker Discovery: Advances and Challenges
Monteiro MS1, Carvalho M, Bastos ML, Guedes de Pinho P.
Curr Med Chem. 2013;20(2):257-71.
The heart as a target for xenobiotic toxicity: the cardiac susceptibility to oxidative stress.
Costa VM, Carvalho F, Duarte JA, Bastos ML, Remião F.
Chem Res Toxicol. 2013 Sep 16;26(9):1285-311.
Children intoxications: what is abuse and what is not abuse.
Dinis-Oliveira RJ, Magalhães T.
Trauma Violence Abuse. 2013 Apr;14(2):113-32.
Update on 1-benzylpiperazine (BZP) party pills.
Monteiro MS, Bastos ML, Guedes de Pinho P, Carvalho M.
Arch Toxicol. 2013 Jun;87(6):929-47
Hair as an alternative matrix in bioanalysis.
Barbosa J, Faria J, Carvalho F, Pedro M, Queirós O, Moreira R, Dinis-Oliveira RJ.
Bioanalysis. 2013 Apr;5(8):895-914. doi: 10.4155/bio.13.50. Review.
Forensic toxicology in drug-facilitated sexual assault.
Dinis-Oliveira RJ, Magalhães T.
Toxicol Mech Methods. 2013 Sep;23(7):471-8
Ribeiro F, Ribeiro IP, Alves AJ, do Céu Monteiro M, Oliveira NL, Oliveira J, Amado F, Remião F, Duarte JA.
Am J Phys Med Rehabil. 2013 Nov;92(11):1020-30
Alzheimer's disease, cholesterol, and statins: the junctions of important metabolic pathways.
Silva T, Teixeira J, Remião F, Borges F.
Angew Chem Int Ed Engl. 2013 Jan 21;52(4):1110-21
Contribution of oxidative metabolism to cocaine-induced liver and kidney damage.
Valente MJ, Carvalho F, Bastos ML, de Pinho PG, Carvalho M.
Curr Med Chem. 2012;19(33):5601-6.
Moreira PN, de Pinho PG, Baltazar MT, Bastos ML, Carvalho F, Dinis-Oliveira RJ.
Biomed Chromatogr. 2012 Mar;26(3):338-49.
Toxicity of amphetamines: an update.
Carvalho M, Carmo H, Costa VM, Capela JP, Pontes H, Remião F, Carvalho F, Bastos ML.
Arch Toxicol. 2012 Aug;86(8):1167-231
Ribeiro E, Magalhães T, Dinis-Oliveira RJ.
Acta Med Port. 2012 Mar-Apr;25(2):111-7.
Piperazine compounds as drugs of abuse.
Arbo MD, Bastos ML, Carmo HF.
Drug Alcohol Depend. 2012 May 1;122(3):174-85
Costa VM, Carvalho F, Bastos ML, Carvalho RA, Carvalho M, Remião F.
Curr Med Chem. 2011;18(15):2272-314
Synephrine: from trace concentrations to massive consumption in weight-loss.
Rossato LG, Costa VM, Limberger RP, Bastos ML, Remião F.
Food Chem Toxicol. 2011 Jan;49(1):8-16
Collection of biological samples in forensic toxicology.
Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Duarte JA, Remião F, Marques A, Santos A, Magalhães T.
Toxicol Mech Methods. 2010 Sep;20(7):363-414
Mechanisms underlying the hepatotoxic effects of ecstasy.
Carvalho M, Pontes H, Remião F, Bastos ML, Carvalho F.
Curr Pharm Biotechnol. 2010 Aug;11(5):476-95
Dinis-Oliveira RJ, Nunes R, Carvalho F, Santos A, Teixeira H, Vieira DN, Magalhães T.
Acta Med Port. 2010 Nov-Dec;23(6):1059-82.
Molecular and cellular mechanisms of ecstasy-induced neurotoxicity: an overview.
Capela JP, Carmo H, Remião F, Bastos ML, Meisel A, Carvalho F.
Mol Neurobiol. 2009 Jun;39(3):210-71
Paraquat poisonings: mechanisms of lung toxicity, clinical features, and treatment.
Dinis-Oliveira RJ, Duarte JA, Sánchez-Navarro A, Remião F, Bastos ML, Carvalho F.
Crit Rev Toxicol. 2008;38(1):13-71
Paraquat exposure as an etiological factor of Parkinson's disease.
Dinis-Oliveira RJ, Remião F, Carmo H, Duarte JA, Navarro AS, Bastos ML, Carvalho F.
Neurotoxicology. 2006 Dec;27(6):1110-22